Monday 11 April 2011

MINHA MAE ME ENSINOU A SONHAR - Flavia Mariano


Esta é uma narrativa de uma mãe nascida na periferia do Rio de Janeiro e decidiu que sua filha única não poderia ser criada diante de toda aquela pobreza. A partir dessa decisão, ela começa uma jornada em busca de uma vida melhor, a qual acredita só ser possível através da educação e da leitura. Juntas, mãe e filha passam por momentos difíceis de discriminação, provação, recaídas, mas também de vitórias e valorização. Tudo isso permeado pelo universo do estudo, do conhecimento e dos sonhos.


Minha mãe me ensinou a sonhar - Flavia Mariano
Espaço Editorial96 páginas
Gênero - História de vida, Auto-ajuda, Biografia

Por que leu este livro?
Li alguns trechos no site da autora, que me despertaram curiosidade por ela ter uma mãe incomum que ao invés de somente ensinar a sonhar vai além e ensina a realizar sonhos através de suas dicas, mas acima de tudo através do exemplo.


O livro é sobre...
O livro já começa com uma frase que amo do filósofo francês Montesquieu “Jamais sofri uma mágoa que uma boa hora de leitura não tenha curado”.


É a história de uma menininha ambiciosa que teve por sorte uma mãe batalhadora que em meio às dificuldades manteve o foco nos estudos e canalizou a ambição de sua filha aos livros, encaminhando a pequena a uma riqueza de conhecimentos, tornando-a uma jovem jornalista, editora e escritora de um sucesso que está só começando.


O que achou mais interessante?
A história é de uma família real. Não digo isso só por ser verídica, mas por ser familiar a nós brasileiros. Uma história tão rica, tão bela, tão cheia de ensinamentos, que de tão comum deixamos muitas passarem despercebidas e não damos o devido valor. È muito bom ler um “final” feliz possível.


Pontos fracos?
Quando pegamos ainda mais gosto pela leitura o livro termina. Acho que em 30 anos se tem muito mais história pra contar, compartilhar e nos enriquecer ainda mais.


Para quem indica?
Para mim “caiu como uma luva” no momento certo, na hora exata. É um livro pra quem tem ambições. Pessoas conformadas, acomodadas talvez não o achem interessante.


Ah! Crianças também curtem bastante, minha irmã de oito anos fundou uma biblioteca kids inspirada no livro, é um dos preferidos dela.


Nota?
Com certeza dez.

Ana Paula Vieira
Fonte: http://www.oqueelasestaolendo.com/2011/04/minha-mae-me-ensinou-sonhar.html

No comments:

Post a Comment