Monday, 27 February 2012

O DOM DE GABRIEL - Hanif Kureishe

O adolescente Gabriel tem uma sensibilidade fora do comum, é um exímio desenhista e sonha fazer um filme. A situação, porém, não está fácil em Londres e, certo dia, o garoto descobre que terá de aprender a viver entre os pais recém-separados e com sérias dificuldades financeiras.
É uma vida nova - e não muito animadora - que começa para Gabriel. Os papéis se invertem: o filho é que tem de lidar com as dificuldades afetivas e materiais de um pai sem rumo na vida e de uma mãe insegura e carente. Fora do convívio familiar, Gabriel tem dois companheiros muito especiais. Zak, seu melhor amigo, vai ser o protagonista do filme que os dois planejam fazer juntos. Archie, irmão gêmeo que morreu aos dois anos e meio, continua vivo na cabeça de Gabriel, ajudando o irmão a resolver problemas.
Driblando as inseguranças da mãe e as maluquices do pai, Gabriel descobre que a imaginação e a astúcia podem levá-lo a conquistar uma nova dimensão afetiva

É TUDO TÃO SIMPLES - Danuza Leão

O mundo deu muitas voltas desde que Danuza Leão escreveu seu primeiro livro: Na sala com Danuza. Agora, 20 anos depois, a colunista fala com aquele charme que lhe é peculiar sobre etiqueta pós-internet, romance pós-celular e outras pós-modernidades. Com dicas para as classes emergentes sobre o que levar na primeira viagem de avião, para o filho que quer contar para a família que é gay e para as mães que estão vivendo sua segunda juventude depois dos 40, Danuza aposta num mundo sem ostentação e regras rígidas de etiqueta, em que o chique é ser simples e de bem com a vida.


COMPREI ESTE LIVRO POR CURIOSIDADE, POIS NUNCA HAVIA LIDO ALGUM LIVRO DESTA AUTORA. PARA MIM FOI UMA SURPRESA "NEGATIVA", POIS IMAGINAVA A DANUZA COMO UMA PESSOA BEM RESOLVIDA E PARA MIM PASSOU A IMPRESSÃO DE UMA PESSOA AMARGA, TRISTE, SOLITÁRIA, PASSANDO UMA IMAGEM DE QUE ESTA DE BEM COM A VIDA. ME CHAMOU MUITO A ATENÇÃO DO CAPÍTULO EM QUE ELA FALA DA RELAÇÃO MAE/FILHOS E SOGRAS/GENROS E NORAS.

 LER NÃO É SOMENTE JUNTAR AS LETRAS E LER O QUE FORMA E SIM LER O QUE ESTÁ POR TRAS DE TUDO.

ACHO QUE MINHA LEITURA FOI ALÉM. POSSO TER CAPTADO A MENSAGEM ERRADA, COMPLETAMENTE EQUIVOCADA, MAS DEIXO PARA VOCES DECIDIREM.

MINHA CRISE DE MEIA IDADE FAVORITA (ATÉ AGORA) - Toby Devens

O que você faria se descobrisse, depois de 26 anos de casada, que seu marido está apaixonado por Brad, o decorador? Pois é isso o que acontece com a Gwyneth Berke, uma bem-sucedida ginecologista que precisa reestruturar sua vida após essa terrível revelação. Mas ela resolve esse dilema da melhor forma possível, recrutando suas melhores amigas, também recém-descasadas, como consultoras para a formulação dos planos para essa nova etapa da sua vida - que inclui um necessário estoque de bom humor e, claro, a busca de um novo amor.

"Minha Crise de Meia-Idade Favorita (Até Agora)", romance de estréia de Toby Devens, é diversão garantida tanto para mulheres que estão passando por essa fase da vida quanto para aquelas que ainda chegarão lá.

"Escrever este livro foi um trabalho de amor", afirma a autora. "Como uma escritora poderia não se deleitar ao contar uma história sobre mulheres brilhantes, autoconfiantes e corajosas 'de uma certa idade', que falam sobre tudo o que a vida traz consigo (o envelhecimento dos pais, a relação difícil com os filhos, desafios profissionais, problemas de saúde e, é claro, homens em sua infinita variedade) com personalidade e humor? A maior diversão foi acrescentar a isso uma deliciosa trama de vingança e dar aos meus personagens o poder de mudar suas vidas."

Para a Booklist, "O romance de Devens trata de mulheres bem-sucedidas na vida, nas amizades e na carreira, percebendo o que realmente importa ao se chegar à meia-idade. Os personagens maravilhosos desta história divertida e comovente fazem dela uma leitura deliciosa."

Sunday, 26 February 2012

O PÃO DA AMIZADE - Darien Gee

UM PRESENTE ANÔNIMO CONDUZ UMA MULHER A UMA JORNADA QUE ELA JAMAIS PODERIA IMAGINAR.
Certa tarde, Julia Evarts e Gracie, sua filha de cinco anos, chegam em casa e encontram um presente na varanda: um pão da amizade com o simples bilhete “espero que você goste”. Junto, há um pacote de massa, instruções de como fazer o pão e um pedido para que ele seja compartilhado com outras pessoas. Ainda abalada pela tragédia que a distanciou da irmã, antes sua melhor amiga, Julia continua perdida quanto aos rumos de sua vida. Ela teria jogado fora o presente anônimo, mas, para alegrar Gracie, concorda em assar o pão. Quando Julia conhece duas recém-chegadas à pequena cidade de Avalon, Illinois, ela desencadeia uma ligação ao oferecer a elas uma parte da massa. A viúva Madeline Davis está trabalhando para manter aberto o seu salão de chá, enquanto a famosa violoncelista Hannah Wang de Brisay está numa encruzilhada, com o fim da carreira e do casamento. Na cozinha do salão de chá de Madeline, as três mulheres firmam uma amizade que mudará suas vidas para sempre. Não demora para que todos em Avalon estejam assando o pão em suas cozinhas. Mas este momento feliz e as novas amizades também apresentam um novo desafio: a necessidade de reencontrar a irmã e lidar com uma situação que ela preferia esquecer.
O pão da amizade conta uma história espiritual e comovente sobre a vida, a amizade, as dificuldades e a família, e sobretudo a necessidade de mantermos sempre acesa a chama da esperança.

PRECISO TE CONTAR UMA COISA - Melissa Hill

Neste romance contemporâneo e envolvente, a autora best-seller na Irlanda, Melissa Hill, conta a história de um jovem casal que terá sua vida abalada pelo ex da moça e os fantasmas de seu passado. Justamente quando está tudo às mil maravilhas entre Mike e Jenny, Roan Williams aparece de novo em suas vidas. Quatro anos antes, Roan destruiu o coração de Jenny, e, desde então, ela carrega um terrível segredo. Mas agora que seu antigo amor entra novamente em cena, sabe que terá que confessar a verdade antes que seja tarde demais. É possível que sua relação com Mike chegue ao fim, mas ele é seu noivo e tem direito de saber. Será que o amor entre os dois será capaz de superar essa crise?

Adorei o livro. No último capítulo me emocionei e ate deixei correr algumas lagrimas....

Thursday, 9 February 2012

NAO COMI, NAO REZEI, MAS ME AMEI - Gisela Rao


Ao contrário de Elizabeth (a personagem de Julia Roberts no filme "Comer, Rezar e Amar") que largou tudo e foi viajar pelo mundo em busca de auto conhecimento após problemas amorosos, a jornalista Gisela Rao propõe que a solução é simplesmente olhar para dentro de si e prestar muita atenção.

A escritora colocou esse discurso em prática e vigiou a própria autoestima por 365 dias.  Esta vigilancia tem 3 fases: 
 
*  começou como palha (quando ela sofre um bocado com o peso, a falta de dinheiro por gastar demais e está acomodada),
 
*  passou para madeira (quando já têm mais consciência, mais ainda tem dificuldade em se afastar do que não faz bem)
 
* e virou tijolaço (quando reconhece todo seu valor, retoma seu poder interior e dá um reload em sua vida). Sim, se ela(e tanta gente) conseguiu, você também consegue.