Thursday 19 May 2011

CLO DIAS E NOITES - Sergio Jockymann


Publicado em 1982, Clô dias & noites antecipou a discussão sobre a violência contra as mulheres no Brasil e é parte importante da trajetória dos movimentos feministas no país. Clô, apelido de Clotilde, é uma jovem mulher casada com Pedro Ramão, um fazendeiro tacanho que a maltrata, psicológica e fisicamente. No Rio Grande do Sul de meados do século XX, ela se vê sozinha e acuada, com uma filha de dois anos e grávida de um filho que, segundo a ameaça de Ramão, é bom que desta vez seja homem. Aí tem início a saga da bela e sensual Clô, que se estende até os turbulentos anos 1970. A figura da mulher desquitada - praticamente uma vagabunda para os padrões de então - em busca de felicidade e liberdade pessoal confunde-se com as lutas da sociedade brasileira do período da ditadura militar. Por meio de uma poderosa caracterização de personagens e uma fabulosa ambientação, Sérgio Jockymann nos conduz por várias décadas da nossa história recente e faz o leitor se identificar com a atualíssima Clô, vítima da violência doméstica, que tenta, desesperadamente, ser feliz e independente. Uma história humana e apaixonante, sensual e dramática.


ESTE LIVRO ME CHEGOU AS MAOS POR CAUSA DA CONFRARIA QUE PARTICIPO. FIQUEI MEIO RECEOSA DA ESCOLHA, POIS DIFICILMENTE LEIO LIVROS NACIONAIS, AINDA MAIS GAÚCHOS. MAS ESTE LIVRO FOI MUITO BOM. TODAS AS CONFRADES GOSTARAM E ACABAMOS TENDO BELAS DISCUSSOES SOBRE O LIVRO. DE 1 A 5, DOU NOTA 5 PARA ELE.

DESCOBRI QUE ESTE LIVRO VAI VIRAR FILME:

A história de Clô se passa durante os anos 1960, em plena ditadura militar brasileira. A repressão política estendia suas conseqüências para os diversos planos da vida social – mesmo as relações familiares eram influenciadas pelo autoritarismo. É neste contexto que a protagonista Clô (interpretada por Naura Schneider, também produtora do filme) percorre sua trajetória, em busca de sua liberdade e de seus direitos, depois de ser vítima de agressões físicas e morais por parte do marido. A guarda de seus dois filhos e sua plenitude como mulher são seus principais objetivos.

Personagens principais

Clotilde – A protagonista, interpretada pela atriz Naura Schneider, é uma mulher à frente de seu tempo, precursora das lutas pelos direitos da mulher durante a ditadura militar brasileira. Violentada pelo marido, sai ...de casa em busca de sua liberdade.

Pedro – É o marido de Clotilde, um rico fazendeiro que abusa de sua autoridade nas relações familiares. Tal qual um ditador, impõe sua vontade à esposa, seja através da fala violenta ou de agressões físicas. É interpretado pelo ator Antonio Calloni.

Motta – Advogado interpretado pelo ator Zé Victor Castiel. Conhece Clô na delegacia onde ela presta queixa contra o marido Pedro, e apaixona-se por ela. Mesmo não correspondendo, Clô envolve-se com Motta, que é famoso pela falta de ética e pelo materialismo. Em um momento de dificuldade financeira, ele “vende” a amada para Felipe.

Felipe – Rico industrial por quem Clô se apaixona, mas que não a corresponde em seus sentimentos. Mais tarde, ela descobre que Felipe esteve envolvido com o golpe militar que instaurou a ditadura no país. Vivido pelo ator Dan Stulbach.

Aires – Homem de posses, interpretado pelo ator José de Abreu, com quem Clô faz um acordo de conveniência para obter vantagens econômicas. Além de prover-lhe de suas necessidades, Aires acaba se tornando seu grande amigo.

Argumento:Clotilde casa-se com o proprietário rural Pedro Dias Ramão (Antonio Calloni). Seus sonhos se desfazem frente ao temperamento violento do marido. A relação entre os dois se complica quando ela dá luz a uma menina, Joana. Supersticioso, Pedro... convoca a ajuda de Siá Firmina, parteira que diz garantir o nascimento de um filho homem. Com o nascimento de Manoel, as expectativas de Pedro são atendidas. Entretanto, a relação entre o casal segue a se deteriorar. Continuamente desrespeitada, Clotilde foge de casa. É acolhida por sua avó, que a protege e a aconselha. Buscando reaver a guarda dos filhos, ela se deixa envolver por Motta, advogado que promete intervir em seu favor.

Na conservadora sociedade dos anos 60, uma mulher descasada é vista como cortesã ou prostituta. Mas o Brasil está se transformando. Com o movimento pela legalidade e o golpe de 64, os caminhos de Clotilde cruzam-se com os de seu irmão caçula, Afonsinho. Apresentada a um rico industrial chamado Felipe (Dan Stulbach), Clotilde se apaixona. Pouco a pouco, Clô se dá conta de que ele não deseja um envolvimento mais sério.

Com o falecimento da avó, Clotilde descobre-se desamparada. É quando surge Aires de Lucena, homem de posses que lhe oferece vantagens econômicas. Trata-se de um acordo de conveniência, mas Clotilde descobre em Aires o amigo que lhe faltou. Chega ao seu conhecimento a notícia de que sua filha é continuamente agredida pelo marido. Disposta a não permitir que Joana repita sua trajetória, Clotilde busca uma reconciliação. Mas o encontro entre as duas terá um desfecho surpreendente.

No comments:

Post a Comment