Wednesday 23 November 2011

A ILHA SOB O MAR - ISABEL ALLENDE

Um romance de homens e mulheres com coragem para arriscar tudo em troca da liberdade. Chega em agosto às livrarias de todo o país o mais recente livro de Isabel Allende, A Ilha sob o Mar. Autora de livros famosos e premiados, como A Casa dos Espíritos e Paula, traz, dessa vez, um romance histórico sobre as mazelas vividas por uma escrava negra vendida para um fazendeiro das Antilhas durante a colonização francesa no século 18. O romance narra a vida de Zarité, a escrava que foi vendida aos nove anos de idade para o francês Toulouse Valmorain, dono de uma das maiores plantações de cana-de-açúcar nas Antilhas. Como escrava doméstica, ela não padeceu as dores e as humilhações de seus iguais, mas conheceu as misérias de seus patrões, os brancos. Desde o começo o leitor sente a tensão frente à realidade da ilha e a severidade com que Zarité é obrigada a conviver. Ela torna-se concubina de Valmorain e é responsável por cuidar dos dois filhos do patrão: o legítimo, que teve com sua esposa espanhola, e o extra- oficial, que teve com a própria Zarité. A Ilha sob o Mar é um livro apaixonante que começa por volta de 1770, poucos anos antes da revolução haitiana. Quando os escravos se rebelam e queimam as plantações da ilha, Valmorain, Zarité e as crianças conseguem fugir para Cuba, e depois se estabelecem numa nova fazenda em Nova Orleans, nos Estados Unidos.

EU JÁ ESTOU COM ESTE LIVRO NA MINHA CABECEIRA. PRETENDO LER BREVEMENTE.

Isabel Allende, embora de nacionalidade chilena, nasceu em Lima, capital peruana, em 1942. Aos 17 anos inicia uma intensa carreira como jornalista e escritora. Em 1982, ela publica "A Casa dos Espíritos", que imediatamente a consagraria como uma das mais brilhantes escritoras da língua espanhola e a colocaria no rol dos escritores latino-americanos mais traduzidos. A fulgurante carreira literária de Isabel Allende prosseguiu com "De amor e de sombra", "Eva Luna", "O plano infinito", "Paula", "Cartas a Paula", "Contos de Eva Luna", "Afrodite", "Filha da Fortuna" e "Retrato em sépia",

2 comments:

  1. Pois então leia, esse livro é simplesmente demais como tds os livros de Isabel Allende.Adorei lê-lo.
    Recomendo a tds.maravilhoso.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sylvia, ainda não tive oportunidade de inicia-lo, mas logo logo venho contar minha opinião sobre este livro. Muito obrigada pela visita e venha sempre.
      Bj

      Delete