Monday, 17 January 2011

Primeiro Encontro da Confraria da Leitura


No encontro de 4 de novembro o livro designado para leitura no mes de novembro foi o Mundo Pós- aniversario de Lionel Shriver.

Confirmado o talento para o retrato psicológico demonstrado em seu premiado romance Precisamos falar sobre o Kevin, Lionel Shriver, em O mundo pós- aniversário, propõe um olhar corajoso sobre as implicações de uma escolha: quem amar. A autora nos envolve em uma história sobre infidelidade, expondo com muita franqueza os dilemas entre a segurança e a paixão, que podem determinar o fim ou o começo de um casamento.
"O Mundo Pós-Aniversário" retrata o relacionamento aparentemente sólido de um casal de americanos radicado em Londres. Ele é um disciplinado pesquisador de um instituto de estudos estratégicos; ela, uma acomodada ilustradora de livros que depara com uma vontade incontrolável de beijar outro homem; um velho amigo do casal, impetuoso jogador de sinuca que figura no topo do ranking do esporte, um dos mais populares entre os britânicos.
Capítulo a capítulo, Lionel Shriver nos oferece desdobramentos do futuro dessa mulher sob a influência de dois homens radicalmente diferentes, e assim escreve duas histórias. A partir daquele único beijo, mostra alternativas de união ou rompimento, e explora as conseqüências e as motivações mais íntimas de uma escolha.
Determinar qual seria o melhor caminho não é óbvio nem fácil, mas a análise dos dois destinos nos quais a autora enreda os personagens e os leitores é memorável. Escrito com a sutileza e a sagacidade que são as marcas registradas da obra de Lionel Shriver, O mundo pós-aniversário é um apelo para aquele "talvez" que intriga e provoca todos nós.


EU TIVE UM POUCO DE DIFICULDADE DE LER ESTE LIVRO. AS PRIMERIAS 4 PAGINAS FORAM LIDAS E RELIDAS, POIS NÃO SABIA DE QUEM A AUTORA ESTAVA FALANDO, ME CONFUNDIA COM OS NOMES. COMO NÃO ESTAVA RENDENDO E ESTAVA CONFIRMANDO A INFORMAÇÃO DE QUE A AUTORA ERA PROLIXA, RESOLVI DAR UM TEMPO PARA ELE. LI O CLUBE DO FILME E RETOMEI O LIVRO DO MES DE NOVEMBRO COM MAIS VONTADE.

ACHEI UM LIVRO INTRIGANTE, POIS TERMINEI CHEIA DE DÚVIDAS, SEM SABER O QUE REALMENTE TINHA ACONTECIDO E QUAL TINHA SIDO A ESCOLHA DA PERSONAGEM. PENSO EM RELER, PARA VER SE TEREI AS MESMAS PERCEPÇÕES.

No comments:

Post a Comment