AMIGA DE JUVENTDE - ALICE MUNRO
Este foi o livro escolhido para debate em um dos clubes do livro que participo. Foi lido em novembro de 2019. Na época, não foi uma leitura que fluiu. Tive um pouco de dificuldade de seguir a leitura. Está na minha lista para releitura.
Neste livro, a Alice Munro, vencedora do Premio Nobel de Literatura 2013, apresenta dez contos que focam em mulheres em busca de uma vida ideal e envolve conflitos emocionais entre diferentes personagens imersos em vários cenários, Esta narrativa se concentra na delicadeza dos relacionamentos. As amizades, casamentos e relações entre pais e filhos são os pontos centrais destas histórias. Os personagens são levados a confrontar seus sentimentos mais íntimos. O livro enfoca as diferentes formas como o desejo, a paixão e o afeto resistem, se confundem ou mudam com a passagem dos anos.
A autora parte de episódios cotidianos para se aprofundar na complexidade das personagens, que em várias histórias são também narradores que confrontam o próprio passado, suas expectativas e erros. Uma conversa entre amantes ou um sonho são o suficiente para despertar conflitos inesperados.
Certamente uma das autoras mais relevantes da atualidade, Munro parece renovar-se em suas histórias ao atrair o leitor para cidades pequenas, vizinhanças de classe média e envolvê-lo em tensões familiares, desejos imprevisíveis e num clima de violência iminente e desesperada.
Quarto livro da autora lançado pela Biblioteca Azul, "Amiga de juventude" reflete figuras ambíguas, com pouca chance de uma iluminação precisa, sem deixar de lado o realismo com o qual a autora flerta a todo momento.
No comments:
Post a Comment